Ideologia política interfere na comunicação pública?

Andressa Butture Kniess*

No artigo “Political ideology and information technology in government online communication”, Nic dePaula investiga em que medida a ideologia política de administradores públicos influencia na comunicação de Estado. Para isso, ele analisa o caso específico da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos durante as gestões de Barack Obama e de Donald Trump.

Nic dePaula é professor da Wayne State University, localizada no estado de Michigan, nos EUA. Seus trabalhos discorrem sobre temas relacionados à digitalização de governo (1). O artigo aqui apresentado foi publicado em uma das principais revistas da área, a Government Information Quarterly (2), em 2022.

O texto de dePaula analisa press releases e postagens no Twitter da EPA (Environmental Protection Agency) durante os anos de 2013 e 2014 (administração de Gina McCarthy, indicada por Obama) e 2017 e 2018 (administração de Scott Pruitt, indicado por Trump). Para justificar a escolha pela instituição, dePaula (2022) explica que a EPA é uma agência regulatória que define a sua missão como proteger a saúde humana e o meio ambiente a partir de decisões baseados em informações científicas. O corpus do trabalho compreende 3.811 tweets da gestão McCarthy e 946 da gestão Pruitt – para a Análise de Conteúdo manual, foram selecionadas duas amostras (475 da gestão McCarthy e 235 da gestão Pruitt). Além disso, o autor analisa todos os press releases publicados no período pelo site oficial do órgão: 1.641 de McCarthy e 1.652 de Pruitt. Para a Análise de Conteúdo, foram considerados 164 de McCarthy e 165 de Pruitt.

Em relação à frequência do corpus, chama atenção o número muito maior de tweets publicados durante a gestão de Gina McCarthy. No que se refere ao conteúdo, também há diferenças. Ao longo da gestão mais à esquerda, a comunicação pública da agência enfatizou mensagens sobre mudanças climáticas, o que foi reduzido pela gestão mais à direita. Além disso, durante a administração de McCarthy, a agência postou mais conteúdos relacionados à diversidade e ao combate à poluição. E, ainda que a administração de Pruitt não tenha eliminado as mensagens sobre meio ambiente (até porque é o foco da agência), o discurso enfatizou que a proteção ambiental deve ocorrer sem impedir o crescimento da economia. Ou seja, o estudo mostra que há sinais de captura regulatória pelos grupos políticos que estão no poder.

A relevância do texto de dePaula (2022) está em trazer dados empíricos para comprovar o que há muito vem sendo questionado por estudiosos e cidadãos: grupos políticos utilizam a comunicação de Estado para legitimar interesses ou posicionamentos? No caso da EPA – e da comparação entre as gestões de Obama e Trump – parece que sim. Cabe à literatura, agora, ampliar os estudos para outros casos, outros governos e outros países.

REFERÊNCIA

DePaula, N. (2022). Political ideology and information technology in government online communication. Government Information Quarterly.

NOTAS

1. Ver: https://sis.wayne.edu/profile/ha8261.
  2. Ver: https://www.sciencedirect.com/journal/government-information-quarterly.

* Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Paraná. Mestra em Ciência Política e Bacharela em Ciências Sociais pela mesma universidade. Bolsista Capes. Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Política e Tecnologia (PONTE).