skip to Main Content

Sistema de Mídia para fortalecer a Democracia

Jackeline Teixeira*

Em “Funding Democracy: Public Media and Democratic Health in 33 Countries”, Timothy Neff e Victor Pickard buscam entender como o sistema de mídia contribui para uma democracia saudável. Especificamente, busca-se responder quatro questões de pesquisa: QP1: Como o nível de financiamento e de audiência se relacionam com a força das democracias?;  QP2: Como o PIB dos países se relaciona com o financiamento público de mídia e com a força das democracias?; QP3: Como  as diretrizes regulatórias se relacionam com a força das democracias?; e QP4: Essas relações sugerem uma tipologia do sistema de mídia pública ao redor do globo?.

Para isso analisam os dados de 33 democracias de continentes diferentes (África, América, Ásia e Europa). O trabalho se insere em um debate crescente sobre os diferentes Sistemas de Mídia, mas pouco explorada em contextos menos “centrais” como África subsaariana, Ásia e toda a América que não a do Norte.

Além de explorar regiões pouco trabalhadas na literatura, o trabalho contribui também para a discussão sobre a influência do sistema de financiamento, uma vez que o sistema de mídia padrão é o liberal em que há somente o financiamento privado, mas em diferentes regiões do mundo há uma presença marcante do financiamento público. 

No que se refere propriamente às questões de pesquisa, encontrou-se que entre as variáveis específicas da mídia pública, os níveis de financiamento produzem as correlações positivas (RQ1). O Índice de Democracia Geral da “The Economist Intelligence Unit”, utilizado como métrica de força das democracias, tem uma correlação positiva tanto com o financiamento geral per capita quanto, especificamente, com o financiamento público. Enquanto isso, o PIB per capita apresenta correlações positivas com todos os índices de democracia (RQ2), as variáveis do marco regulatório mostram relações significativas com os índices de funcionamento do governo da EIU, participação política e cultura política (RQ3). E, por fim, a análise de cluster sugere que existem cinco modelos dominantes para sistemas de mídia pública em todo o mundo (RQ4).

Assim, os autores concluem que a opção de financiamento público, para lidar com a crise econômica do jornalismo comercial, pode contribuir também para a melhora da saúde das democracias em todo o mundo. Esse apoio de financiamento deve ser acompanhado por estruturas regulatórias que assegurem relações de livre concorrência com os governos, estabelecendo a mídia pública como instituições independentes com funções de supervisão e executivas separadas e métodos pluralistas de seleção de liderança de topo. Ademais, o engajamento apresenta altos níveis quando a mídia pública tem fluxos de financiamento público seguros, que os ajudam a alcançar maior compartilhamento da audiência.

Referência: Neff, T., & Pickard, V. Funding Democracy: Public Media and Democratic Health in 33 Countries. The International Journal of Press/Politics, 2021.

 * Mestranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná

As opiniões expressas pela(o)s autora(e)s pertencem a ela(e)s e não refletem necessariamente a opinião do Grupo de Pesquisa e nem de seus integrantes.

Back To Top
Search