Pesquisadora do PONTE publica livro “Qual reforma política se debate no Brasil?”

Acaba se ser lançado pelo PPGCOM UFMG o livro “Qual reforma política se debate no Brasil? Um estudo sobre a cobertura noticiosa e editorial da Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e O Globo (1989-2017)”.

A obra é assinada pela integrante do PONTE e pesquisadora de pós-doutorado no Reuters Institute for the Study of Journalism (Universidade de Oxford), Camila Mont’Alverne. O livro é resultado da tese de Camila, defendida no âmbito do PPG de Ciência Política da UFPR. Orientada pelo professor Jamil Marques, a tese foi premiada pela Compolítica, o que viabilizou sua publicação.

A pesquisadora busca analisar se, e em que medida, os jornais Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo comportam-se como agentes interessados nas reformas políticas debatidas no Brasil desde 1989 a 2017, bem como avaliar a maneira pela qual a cobertura sobre a temática se desenrola ao longo do período.

O livro compreende ainda outros questionamentos, como: Qual a agenda dos jornais sobre reforma política entre 1989 e 2017? Que pautas e enquadramentos são acionados ao longo do tempo, evidenciando possíveis transformações nos interesses das empresas? Há diferenças entre pautas e enquadramentos mobilizados pela cobertura informativa e pela opinativa?

A obra está disponível gratuitamente neste link.