skip to Main Content

Pesquisadores do PONTE/UFPR publicaram mais de 20 trabalhos em 2018

 

Veja a lista completa do que foi produzido pelos pesquisadores do PONTE nos últimos meses:

 

Artigos publicados em periódicos

 

MITOZO, I. B.; MARQUES, F. P. J. A. Context Matters! Looking Beyond Platform Structure to Understand Citizen Deliberation on Brazil’s Portal e-Democracia. Policy & Internet, v. 11, p. 1-21, 2018. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/poi3.196

 

MARQUES, F. P. J. A.; PINHEIRO, Y. O mundo gira sem o Mercosul: um estudo sobre os editoriais do Jornal O Estado de S. Paulo. InTexto, v. 41, p. 125-151, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/intexto/article/view/67568

 

MARQUES, F. P. J. A.; CARNEIRO, A. Corações, mentes e estratégias: a relação entre marqueteiros e políticos durante as eleições de 2012 em Fortaleza. Revista de Sociologia e Política, v. 26, p. 105-131, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782018000100105&lng=pt&tlng=pt

 

MARQUES, F. P. J. A.; MIOLA, E. 1989, the year that never ended: epistemology and methodology of the research in Political Communication in Brazil. Comunicação & Sociedade, v. 33, p. 129, 2018. http://revistacomsoc.pt/index.php/comsoc/article/view/2909

 

MARQUES, F. P. J. A.; MONT’ALVERNE, C.; MITOZO, I. B. A empresa jornalística como ator político: Um estudo quanti-qualitativo sobre o impeachment de Dilma Rousseff nos editoriais de Folha e Estadão. Observatorio (OBS*), v. 12, p. 224-245, 2018. Disponível em: http://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1166

 

MONT’ALVERNE, C. ; ATHANASIO, E. ; MARQUES, F. P. J. A. The Journalist between the Profession and the Newspaper’s Interests: Values and Routines in the Production of Folha de S. Paulo’s Editorials. Brazilian Journalism Research (Online), v. 14, p. 384-411, 2018. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/1088

 

MONT’ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. Seria o Jornalismo adversário da política? Os editoriais de sobre o Congresso Nacional brasileiro. Canadian Journal Of Latin American And Caribbean Studies, p. 1-25, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08263663.2018.1514099?journalCode=rclc20

 

MONT’ALVERNE, C.; HAUSEN, V.; LEITE, P. H. Que reforma política é discutida pelo Jornalismo? Um estudo acerca da cobertura do Portal da Folha de S. Paulo sobre o assunto entre 1994 e 2016. Cuadernos.Info, v. 43, p. 201-219, 2018. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0719-367X2018000200201&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

 

FERRACIOLI, P. João Doria é populista? Elementos de populismo na campanha à prefeitura de São Paulo de 2016. Temática – Revista eletrônica de publicação mensal, v. 14, p. 77-91, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/42257

 

FERRACIOLI, P.; RIZZOTTO, C. Batalha das biografias na arena midiática da democracia: análise de enquadramento da deliberação mediada jornalística. E-Compós (Brasília), v. 1, p. 1-24, 2018. Disponível em: http://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/1444

 

CARVALHO, F. C.; NICHOLS, B. W.; FONTES, G. S.; PINSAG, Y. Debate on-line em campanhas locais: os comentários no Facebook sobre a eleição municipal de Curitiba em 2016. Teoria & Pesquisa (Online), v. 26, p. 168, 2018. Disponível em: http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/view/614

 

CARVALHO, F. C.; KNIESS, A. B.; FONTES, G. S. Representação feminina na propaganda eleitoral partidária no Brasil: as candidatas a Deputada Federal pelo Paraná na TV. Estudos em Comunicação, v. 1, p. 231-246, 2018. Disponível em: http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/192

 

DRUMMOND, D.; FERRACIOLI, P.; RIZZOTTO, C. C.; ANTONELLI, D. A narrativa do impeachment de Dilma Rousseff nas páginas dos jornais brasileiros. Revista Compolítica, v. 8, p. 69-99, 2018. Disponível em: http://compolitica.org/revista/index.php/revista/article/view/151

 

SAMPAIO, R.C.; MITOZO, I.; MASSUCHIN, M.G.; FONTES, G.; PENTEADO. C. Ciberpolítica, Ciberativismo e Cibercultura: uma análise dos papers apresentados no grupo de trabalho da ANPOCS. Revista Brasileira De Informação Bibliográfica Em Ciências Sociais – BIB, v. 1, p. 126-147, 2018. Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/bib-pt/bib-85/11112-ciberpolitica-ciberativismo-e-cibercultura-uma-analise-dos-papers-apresentados-no-grupo-de-trabalho-da-anpocs/file

 

 

Livros organizados

 

MARQUES, F. P. J. A.; CERVI, E. U.; MONT’ALVERNE, C.; CARVALHO, F. C. (Orgs.) Estudos sobre Jornalismo Político. Curitiba: CPOP, 2018.  Disponível em: https://ponte.ufpr.br/wp-content/livros/estudos_sobre_jornalismo_politico.pdf

 

 

Capítulos de livro

 

MARQUES, F. P. J. A; CERVI, E. U.; MASSUCHIN, M. G. Perspectivas para o Jornalismo Político. In: MARQUES, F. P. J. A; CERVI, E. U.; MONT’ALVERNE, C.; CARVALHO, F. C. (Org.). Estudos sobre Jornalismo Político. 1ed. Curitiba: CPOP/PONTE, 2018, v. 1, p. 239-258. Disponível em: https://ponte.ufpr.br/wp-content/livros/estudos_sobre_jornalismo_politico.pdf

 

MONT’ALVERNE, C.; CARVALHO, F. C. Apresentação. In: MARQUES, F. P. J. A; CERVI, E. U.; MONT’ALVERNE, C.; CARVALHO, F. C. (Org.). Estudos sobre Jornalismo Político. 1ed. Curitiba: CPOP/PONTE, 2018, v. 1, p. 7-12.

 

MONT’ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. A opinião da empresa no Jornalismo brasileiro: Um estudo sobre a função e a influência política dos editoriais. In: MARQUES, F. P. J. A; CERVI, E. U.; MONT’ALVERNE, C.; CARVALHO, F. C. (Org.). Estudos sobre Jornalismo Político. 1ed. Curitiba: CPOP/PONTE, 2018, v. 1, p. 13-36. Disponível em: https://ponte.ufpr.br/wp-content/livros/estudos_sobre_jornalismo_politico.pdf

 

NOGUEIRA, L. V.; MARQUES, F. P. J. A. A cobertura jornalística em mídias legislativas: um estudo sobre a Agência Câmara. In: MARQUES, F. P. J. A; CERVI, E. U.; MONT’ALVERNE, C.; CARVALHO, F. C. (Org.). Estudos sobre Jornalismo Político. 1ed. Curitiba: CPOP/PONTE, 2018, v. 1, p. 149-183. Disponível em: https://ponte.ufpr.br/wp-content/livros/estudos_sobre_jornalismo_politico.pdf

 

PINHEIRO, Y.; MARQUES, F. P. J. A. “O Mundo gira sem o Mercosul”: um estudo sobre os editoriais do jornal O Estado de S. Paulo. In: MARQUES, F. P. J. A; CERVI, E. U.; MONT’ALVERNE, C.; CARVALHO, F. C. (Org.). Estudos sobre Jornalismo Político. 1ed. Curitiba: CPOP/PONTE, 2018, v. 1, p. 61-94. Disponível em: https://ponte.ufpr.br/wp-content/livros/estudos_sobre_jornalismo_politico.pdf

 

VELOSO, R.; MARQUES, F. P. J. A. O papel das fontes oficiais na cobertura sobre Segurança Pública: Um estudo do jornal O Povo entre 2011 e 2013. In: MARQUES, F. P. J. A; CERVI, E. U.; MONT’ALVERNE, C.; CARVALHO, F. C. (Og.). Estudos sobre Jornalismo Político. 1ed. Curitiba: CPOP/PONTE, 2018, v. 1, p. 185-214. Disponível em: https://ponte.ufpr.br/wp-content/livros/estudos_sobre_jornalismo_politico.pdf

 

 

Trabalhos aceitos para publicação em 2019

 

MARQUES, F. P. J. A.; MONT’ALVERNE, C. What are newspapers’ editorials interested in? Understanding the idea of criteria of editorial-worthiness. Journalism (SAGE). 2019.

 

MARQUES, F. P. J. A; MONT’ALVERNE, C. Conflitos, barganhas e desprezo pelo interesse público: Enquadramentos do Congresso em editoriais da Folha de S. Paulo. Revista Famecos (Online).

 

MARQUES, F. P. J. A.; REBOUCAS, H. Quando o Jornalismo e as fontes disputam o controle da visibilidade pública: a cobertura do jornal O Povo sobre a fanpage de Cid Gomes. INTERCOM (SÃO PAULO. ONLINE). 2019.

 

MIOLA, E.; MARQUES, F. P. J. A.; CARDOSO, N. P.; MANCIO, C. R. P. Campanhas eleitorais no Facebook: Formas de uso e de engajamento nas páginas dos candidatos à Prefeitura de Curitiba em 2016. Conhecer – Debate entre o Público e o Privado.

 

KNIESS, A. B.; MATTOS, M. P.; LEITE, P. H. M.; MARQUES, F. P. J. A. Como se informa, deputado? Hábitos de uso dos media por parte dos deputados estaduais do Paraná. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados.

 

CARVALHO, F.C.; MASSUCHIN, M.G.; MITOZO, I. B. Radicalização nas redes sociais: comentários no Facebook durante a disputa presidencial em 2014 no Brasil. Análise Social (Lisboa).

 

MONT’ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. News Production Routines. In: VOS, T.; HANUSCH, F.; GEERTSEMA-SLIGH, M.; DIMITRAKOPOULOU, D.; SEHL, A. (Org.). The International Encyclopedia of Journalism Studies. 1ed. London: Wiley-Blackwell.

 

FAUSTINO, S.; MARQUES, F. P. J. A. Diva e soberana do Twitter: A construção da imagem de Dilma Rousseff pelo perfil fake Dilma Bolada. In: Rousiley Maia, Ana Vimieiro, Kelly Prudêncio. (Org.). Democracia em Ambientes Digitais no Brasil. 1ed. Salvador: EDUFBA: 2019, v. 1, p. 1-34.

 

MARQUES, F. J. A.; MASSUCHIN, M. G.; MITOZO, I. B. Digital Divide. In: ROSS, K.; BACHMANN, T.; CARDO, V.; MOORTI, S.; SCARCELLI, M. (Org.). Encyclopedia of Gender, Media and Communication. 1ed. London: Wiley-Blackwell

 

MASSUCHIN, M. G.; MARQUES, F. P. J. A.; MITOZO, I. B. Marketing Women Political Leaders. In: ROSS, K.; BACHMANN, T.; CARDO, V.; MOORTI, S.; SCARCELLI, M. (Org.). Encyclopedia of Gender, Media and Communication. 1ed. London: Wiley-Blackwell.

 

MITOZO, I. B.; MARQUES, F. P. J. A.; MASSUCHIN, M. G. Uses of Social Media. In: ROSS, K.; BACHMANN, T.; CARDO, V.; MOORTI, S.; SCARCELLI, M. (Org.). Encyclopedia of Gender, Media and Communication, 1ed. London: Wiley-Blackwell.

 

MARQUES, F. P. J. A.; MIOLA, E. Mídia e Política. In: CODATO, A.; LACERDA, G. B. (Org.). Manual de Ciência Política – Volume 4: Processos políticos. 1ed. Curitiba: v. 1, p. 1-23.

 

 

Textos em jornais e revistas

 

MARQUES, F. J. A. Que desafios as fake news impõem ao jornalismo e à política? Gazeta do Povo, Curitiba, 03 de maio de 2018. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/que-desafios-as-fake-news-impoem-ao-jornalismo-e-a-politica-doiiuzi71nxbdgxpjpek0ewje/

 

 

Trabalhos apresentados em eventos científicos

 

MARQUES, F. P. J. A.; MIOLA, E.; MITOZO, I. B.; MONT’ALVERNE, C. The distance between editorial and news agendas: The Brazilian press in comparative perspective. In: International and Interdisciplinary Conference – 50 Years Of Agenda-Setting Studies, 2018, Coimbra.

 

MONT’ALVERNE, C.; MARQUES, F. P. J. A. Editorial-worthiness criteria in journalism: an empirical approach on how media’s opinion is constructed. In: What’s (The) News? Values, Viruses And Vectors Of Newsworthiness, 2018, Bruxelas.

 

FERRACIOLI, P.; MARQUES, F. P. J. A. What do they check? A comparative study on factchecking practices in Brazil and United States. In: VIII Congreso Latinoamericano de Opinión Pública, 2018, Colonia de Sacramento. Anais do VIII Congreso Latinoamericano de Opinión Pública. Colonia de Sacramento: WAPOR, 2018.

 

SOUSA, I. J.; MARQUES, F. P. J. A. The Reciprocal Influence between Negative Campaign and Polls: The Use of Facebook by the Main Candidates in the 2014 Brazilian Presidential Elections. In: 25th World Congress of Political Science, 2018, Brisbane. Anais do 25th World Congress of Political Science. IPSA, 2018. Disponível em: https://www.ipsa.org/events/congress/wc2018/paper/reciprocal-influence-between-negative-campaign-and-polls-use-facebook

 

MIOLA, E.; MARQUES, F. P. J. A. Razão e emoção nas estratégias eleitorais: a campanha à Prefeitura de Curitiba em 2016 no Facebook. In: XXVII Encontro Anual da COMPÓS, 2018, Belo Horizonte. Anais do XXVII Encontro Anual da COMPÓS. Brasília: COMPÓS, 2018. v. 1. p. 1-25. Disponível em: http://bibliotecadigital.tse.jus.br/xmlui/handle/bdtse/4916

 

MIOLA, E.; MARQUES, F. P. J. A.; ALMADA, M. P.; AMORIM, P. K.  Avaliando Índices de Transparência. In: I Congresso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, 2018, Salvador. Anais do I Congresso do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital. Salvador: INCT.DD, 2018. Disponível em: https://inctdd.org/wp-content/uploads/2018/08/miola-marques-almada-amorim_v_final.pdf

 

MONT’ALVERNE, C.; FONTES, G. S. A notícia como reforço da opinião dos jornais? Um estudo acerca da homogeneidade entre editoriais e fontes noticiosas sobre o impeachment de Dilma Rousseff. In: 42° Encontro Anual da Anpocs. Caxambu: Anpocs, 2018. Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/42-encontro-anual-da-anpocs/spg-5/spg06-4/11442-a-noticia-como-reforco-da-opiniao-dos-jornais-um-estudo-acerca-da-homogeneidade-entre-editoriais-e-fontes-noticiosas-sobre-o-impeachment-de-dilma-rousseff

 

MONT’ALVERNE, C.; FONTES, G. S.; FERRACIOLI, P. A mesma pesquisa de dez anos atrás? Um levantamento das metodologias de estudo sobre Jornalismo Político no Brasil. In: IV Encontro de Jovens Investigadores da SOPCOM, 2018, Porto. A investigação em Ciências da Comunicação na era digital. Porto: Sopcom, 2018. p. 18-19.

 

FERRACIOLI, P. Jornalismo e transparência: a cobertura sobre a Lei de Acesso à Informação (L.A.I) na Folha de São Paulo. In: XI Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), 2018, Curitiba. Disponível em: https://cienciapolitica.org.br/__arquivos/encontro-abcp-2018/arquivos/BYJE.pdf

 

FONTES, G. S.; KNIESS, A. B.; FREY, J. G. As instituições jornalísticas e o tema da transparência: análise comparativa dos editoriais de O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo em 2015 e 2016. 2018. In: XI Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), 2018, Curitiba

 

FERRACIOLI, P.; MARQUES, F. P. J. A. A colaboração entre agentes internos e externos ao campo do Jornalismo na utilização da L.A.I.: o caso da Folha de S. Paulo. In: V Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo, 2018, São Paulo. Anais do V Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. São Paulo: ABRAJI, 2018. v. 1. p. 1-25. Disponível em: http://www.abraji.org.br/seminario/PDF/5/FRANCISCOMARQUES_PAULOFERRACIOLI_Abraji_2018.pdf

 

FERRACIOLI, P.; HERMAN, F. Habilitando o cidadão para a transparência: análise de portais estaduais do Executivo e Legislativo. In: 42° Encontro Anual da Anpocs, 2018, Caxambu. 42° Encontro Anual da Anpocs, 2018. Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/papers-40-encontro-3/spg-5/spg21-5/11494-habilitando-o-cidadao-para-a-transparencia-analise-de-portais-estaduais-do-executivo-e-legislativo/file

 

MARQUES, F. P. J. A.; SANTOS, D.; MONT’ALVERNE, C.; FERRACIOLI, P. Escândalo político e jornalismo editorial: o caso dos áudios da JBS nos editoriais de Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. In: 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2018, São Paulo. Anais do 16º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: SBPJor, 2018. Disponível em: http://sbpjor.org.br/congresso/index.php/sbpjor/sbpjor2018/paper/viewFile/1629/656

 

SCHLINDWEIN, A. F. Opinião publicada na imprensa brasileira: a transparência do poder judiciário no conteúdo opinativo da Folha de São Paulo. In: XIX Congresso De Ciências Da Comunicação Na Região Sul, 2018, Cascavel. Anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul. São Paulo: Intercom.

 

SCHLINDWEIN, A. F. Transparência digital aplicada ao poder judiciário: um levantamento dos mecanismos de transparência do conselho nacional de justiça. In: ENPECOM, 2018, Curitiba. Anais do X Enpecom, 2018.

 

FERRACIOLI, P.; SANTOS, D.; LEITE, P.; TEIXEIRA, J. Editoriais e agentes políticos: a presença de Michel Temer nos textos opinativos de O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. In: V Seminário Mídia, Política e Eleições. PUC-SP. 2018.

 

SANTOS, D. H. F.; LEITE, P. H. TOMANDO PARTIDO NA PREVIDÊNCIA: um estudo sobre a PEC 287 nas fanpages das agremiações brasileiras. In: Fórum de Graduação, II Seminário Internacional de Ciência Política. UFRGS, 2018.

 

TEIXEIRA, J.S. Os usos das redes sociais digitais pelos tribunais eleitorais no período pré-campanha em 2018. In: 10ª Siepe – Semana Integrada De Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Curitiba. Anais Evinci-Einti 2018: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Arte, 2018.

 

LEITE, P. H. M. Uma Análise Quantitativa das Fanpages do Governo Estadual do Paraná. In: 10ª Siepe – Semana Integrada De Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Curitiba. Anais Evinci-Einti 2018: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Arte, 2018.

 

SANTOS, D. H. F. Governo Temer, escândalos políticos e instituições jornalísticas: o posicionamento de O Estado de S. Paulo. In: 10ª Siepe – Semana Integrada De Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Curitiba. Anais Evinci-Einti 2018: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Arte, 2018.

 

LUNARDI, A. P. O Jornalismo como poder Moderador: Análise da participação nas decisões políticas, a partir dos editoriais de “O Estadão”. In: 10ª Siepe – Semana Integrada De Ensino, Pesquisa e Extensão, 2018, Curitiba. Anais Evinci-Einti 2018: Ciências Humanas e Sociais, Letras e Arte, 2018.

 

 

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia

 

MARQUES, F. P. J. A. O que pode pesar contra e a favor de Bolsonaro na corrida presidencial. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-42953883

 

MARQUES, F. P. J. A.  Redes sociais e TV: qual o peso de cada meio nas eleições de 2018. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/03/18/Redes-sociais-e-TV-qual-o-peso-de-cada-meio-nas-elei%C3%A7%C3%B5es-de-2018

 

MARQUES, F. P. J. A. Redes sociais: riscos e potenciais para a eleição. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/politica/redes-sociais-riscos-e-potenciais-para-a-eleicao-1.1963022

 

MARQUES, F. P. J. A. Para analistas, primeiro debate dos presidenciáveis trouxe pouca novidade, mas é essencial para eleições. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista. Disponível em: http://br.rfi.fr/brasil/20180810-para-analistas-debate-da-band-trouxe-pouca-novidade-mas-e-momento-essencial-para-ele

 

MARQUES, F. P. J. A. Comportamento eleitoral na disputa presidencial de 2018. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário). Disponível em: http://www.inctdd.org/politica-em-rede-comenta-jamil-marques-6-9/

 

MARQUES, F. P. J. A. Jair Bolsonaro, el ‘Trump’ brasileño que ansía la Presidencia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). Disponível em: http://www.europapress.es/internacional/noticia-jair-bolsonaro-trump-brasileno-ansia-presidencia-20181004212244.html

 

MARQUES, F. P. J. A. Fernando Haddad, el académico que tomó el relevo a Lula. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). Disponível em: http://www.europapress.es/internacional/noticia-fernando-haddad-academico-tomo-relevo-lula-20181004170524.html

 

MARQUES, F. P. J. A. Bolsonaro sigue siendo el favorito a la Presidencia de Brasil pero Haddad recorta distancias en la última semana. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). Disponível em: https://www.europapress.es/internacional/noticia-bolsonaro-sigue-siendo-favorito-presidencia-brasil-haddad-recorta-distancias-ultima-semana-20181027032432.html

 

MARQUES, F. P. J. A.  Antimarketing, Fake News y videos caseros: las insólitas y efectivas estrategias de campaña de Jair Bolsonaro. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). Disponível em: https://www.infobae.com/america/america-latina/2018/10/27/antimarketing-fake-news-y-videos-caseros-las-insolitas-y-efectivas-estrategias-de-campana-de-jair-bolsonaro/

 

MONT’ALVERNE, C. PM acredita em atos pacíficos pró e contra candidato em Londrina. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/politica/pm-acredita-em-atos-pacificos-pro-e-contra-candidato-em-londrina-1016657.html

 

MONT’ALVERNE, C. Combinação de fatores explica mobilização feminina, dizem especialistas. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/politica/combinacao-de-fatores-explica-mobilizacao-feminina-dizem-especialistas-1016658.html

 

MONT’ALVERNE, C. Cotas para mulheres nos partidos têm pouca eficácia. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). Disponível em: http://www.portalcomunicare.com.br/cotas-para-mulheres-nos-partidos-tem-pouca-eficacia/

 

MONT’ALVERNE, C. Uso do WhatsApp no pleito expõe necessidades à Justiça e ao eleitor. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista). Disponível em: http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/politica/uso-do-whatsapp-no-pleito-expoe-necessidades-a-justica-e-ao-eleitor-1.1991376

 

 

Acompanhe as atividades do PONTE na internet:

 https://ponte.ufpr.br

https://www.facebook.com/ponteufpr/

https://twitter.com/ponteufpr

Back To Top
Search