Leituras do grupo 2014.2 – Texto 10

No dia 10 de novembro, o texto em discussão no Grupo PONTE será Transparência Editorial: A credibilidade jornalística à luz dos sistemas de gestão da qualidade.

Autor: Josenildo Luiz Guerra

Resumo: Jornalismo é uma atividade essencial para o agendamento de questões de interesse público nas sociedades democráticas. A seriedade e a competência com que as organizações jornalísticas cumprem seu papel têm no conceito de credibilidade um importante indicador. O objetivo deste texto é analisar mecanismos de medição da credibilidade editorial de organizações jornalísticas. A medida da credibilidade passa necessariamente pela transparência editorial, isto é, a revelação de informações acerca da organização e de seus processos jornalísticos que elevem a confiabilidade das notícias produzidas. O artigo conclui que os Sistemas de Gestão da Qualidade podem ser uma ferramenta capaz de garantir a transparência necessária à afirmação da credibilidade das organizações jornalísticas.

Palavras-chave: Jornalismo, Credibilidade, Transparência, Qualidade.

Link: http://goo.gl/EYNy1K

A reunião será às 18 horas, no Centro de Humanidades II, no prédio “Poleiro”, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os encontros são abertos aos interessados nos debates.