skip to Main Content

Leituras do grupo 2014.2 – Texto 9

No dia 03 de novembro, o texto em discussão no Grupo PONTE será Pluralização da representação política e legitimidade democrática: Lições das instituições participativas no Brasil.

Autor: Debora Rezende de Almeida

Resumo: A redemocratização brasileira alterou profundamente as relações entre Estado e sociedade e o casamento entre representação e democracia. As mudanças não ficaram restritas à representação eleitoral e estatal, mas atingiram a esfera de atuação da sociedade civil. A incorporação direta dos cidadãos no processo decisório é uma das mais significativas inovações na democratização do Brasil. Este artigo defende que a nova arquitetura institucional que amplia os canais de conexão entre Estado e sociedade inaugura um novo momento da representação política no país. Atores sociais representam em conjunto com agentes governamentais interesses da sociedade em relação a determinado tipo de política pública, mas sem se tornar Estado, e, vice- versa. Para compreensão dos potenciais democratizantes dessas transformações, este artigo propõe, baseado no debate internacional, uma releitura do conceito de representação política, bem como dos seus critérios de legitimidade, a saber, accountability e responsividade. Em seguida, destaca as especificidades da representação nas instituições participativas brasileiras. Argumenta que sua inserção institucional e interseção com arenas estatais e societais são características que impactam o exercício da accountability e da responsividade.

Link: http://goo.gl/gl3ePp

A reunião será às 18 horas, no Centro de Humanidades II, no prédio “Poleiro”, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os encontros são abertos aos interessados nos debates.

Back To Top
Search