skip to Main Content

Leituras do Grupo 2014.2 – Texto 3

Na segunda-feira, 1º de setembro, o PONTE discutirá o texto Subsídios para a compreensão da cultura político-eleitoral da democracia brasileira de Marcello Baquero.

A reunião será às 18 horas, no Centro de Humanidades II, no prédio “Poleiro”, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os encontros são abertos aos interessados nos debates.

Resumo: A democracia eleitoral contemporânea brasileira enfrenta um dilema que pode ser definido nos seguintes termos: uma democracia representativa formal eficiente coexiste com graves problemas sociais. Essa convivência tem gerado um tipo de hibridismo da cultura política, propiciando a manutenção de velhas práticas políticas em épocas eleitorais, como: o clientelismo, o nepotismo e o patrimonialismo. Além desses fatores, a democracia eleitoral privilegia a pessoa do candidato, em detrimento das instituições políticas como catalisadores de identidades coletivas. Neste trabalho, examinamos as conseqüências desses fatores no processo de construção democrática. Para explicar esse dilema, recorremos a dados empíricos longitudinais de pesquisas de cultura política realizadas no Rio Grande do Sul, visando provocar algumas generalizações para o Brasil. Os dados examinados sugerem que o desafio dos cientistas políticos é estabelecer um equilíbrio entre democracia formal e democracia social. Tal esforço auxiliaria a criar uma cultura político-eleitoral mais cívica e que estimule a participação ativa dos cidadãos.

Disponível em http://goo.gl/7hB0A8

Back To Top
Search