skip to Main Content

Leituras do grupo 2014.1 – Textos 10 e 11

Na próxima segunda-feira, dia 19 de maio, os textos em discussão no Grupo PONTE serão Quando cultura política e subcultura jornalística andam de mãos dadas: a desconfiança na política em tempos de escândalos e A comunicação política das micromobilizações na Internet: uma proposta metodológica a partir da observação do hip hop em Curitiba.

Texto 10: Quando cultura política e subcultura jornalística andam de mãos dadas: a desconfiança na política em tempos de escândalos

Autora: Liziane Soares Guazina

Resumo: O objetivo do trabalho é discutir as relações entre a cultura política e a subcultura jornalística, a partir da análise da prática jornalística de denúncias em casos de escândalos políticos. Nosso argumento é que os meios de comunicação tradicionais, nestes casos, tendem a praticar coberturas adversárias à política e aos políticos, contribuindo para a manutenção do valor da desconfiança na política brasileira e valorizando a centralidade de seu próprio papel na cena pública. Ao longo do texto, buscamos localizar a desconfiança na política e nos políticos como um valor presente na cultura política brasileira dominante. Após, discorremos sobre como o valor da desconfiança é fundamental para a constituição do próprio ethos profissional jornalístico e para a prática jornalística (especialmente em períodos de escândalos) e, ao final, mostraremos os resultados de três estudos a fim de ilustrar nosso argumento.

Link: http://goo.gl/rCggwe

Texto 11: A comunicação política das micromobilizações na Internet: uma proposta metodológica a partir da observação do hip hop em Curitiba

Autores: Kelly Prudencio e José Geraldo da Silva Junior

Resumo: O artigo apresenta uma perspectiva de análise para mobilizações políticas na internet, baseada na teoria da mobilização política ou dos processos políticos (MCADAM, McCARTHY e ZALD, 2008; TARROW, 2009, GAMSON, 1990; JOHNSTON, 2011), especificamente quando tratam dos processos de “alinhamento de quadros”. Com ela, a intenção é oferecer algum subsídio teórico para a observação de tais fenômenos, apresentando um exemplo a partir das micromobilizações na internet pelos grupos e indivíduos ligados ao hip hop em Curitiba. Entendemos que o processo de enquadramento da ação coletiva nas mídias digitais se constitui um trabalho de comunicação política.

Link: http://goo.gl/W52k0u

As reuniões do PONTE são abertas ao público e acontecem semanalmente, às segundas-feiras, às 18h, no Centro de Humanidades II (CH2), no prédio “Poleiro”, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Back To Top
Search