skip to Main Content

Leituras do grupo 2014.1 – Texto 5

Na próxima segunda-feira, dia 24 de março, o texto em discussão no Grupo PONTE será Cultura política, ideologia e comportamento eleitoral: alguns apontamentos teóricos sobre o caso brasileiro.

Autor: Julian Borba

Resumo: Este artigo trata das inter-relações entre os conceitos de cultura política, ideologia e comportamento eleitoral na busca da compreensão do chamado “eleitor brasileiro” através da apresentação de algumas vertentes explicativas. São definidos os conceitos de cultura política e ideologia, além da apresentação das principais teorias do comportamento eleitoral e das tipologias do voto no Brasil. O estudo conclui por um eleitor de tipo personalista, o qual decide seu voto, principalmente, a partir dos atributos individuais, de competência e honestidade dos candidatos. Por fim, busca-se uma explicação de origem histórica para esse padrão de comportamento eleitoral.

Link: http://goo.gl/RfMBnJ

As reuniões do PONTE são abertas ao público e acontecem semanalmente, às segundas-feiras, às 18h, no Centro de Humanidades II (CH2), no prédio “Poleiro”, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Back To Top
Search