skip to Main Content

Leituras do grupo 2014.1 – Texto 3

Na próxima segunda-feira, dia 10 de março, o texto em discussão no Grupo PONTE será Visibilidade política e controle da produção jornalística nos veículos de comunicação da Câmara dos Deputados.

Autora: Cristiane Brum Bernardes

Resumo: O artigo utiliza diferentes tipos de dados para analisar a visibilidade que os deputados federais têm nas mídias legislativas mantidas pela Câmara dos Deputados. A disputa pelo controle da produção comunicativa nesses veículos e a tensão entre os critérios políticos e jornalísticos são os dois focos principais na reflexão. Apesar de garantirem a aparição dos deputados, os veículos da Câmara dão mais espaço para os detentores de algum tipo de poder institucional. Os dados mostram que jornalistas e parlamentares disputam o controle dos enfoques das coberturas e da seleção de temas e fontes cotidianamente. E levam à conclusão de que as práticas das mídias legislativas tentam seguir a lógica jornalística na busca de maior credibilidade para as informações veiculadas.

Link: http://goo.gl/qPpWut

As reuniões do PONTE são abertas ao público e acontecem semanalmente, às segundas-feiras, às 18h, no Centro de Humanidades II (CH2), no prédio “Poleiro”, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Back To Top
Search