Leituras do grupo 2013.2 – Texto 4

No dia 9 de outubro, o texto em discussão no Grupo PONTE será Titulares da agenda e carreiras políticas.

Autores: Suely Mara Vaz Guimarães e Rafael Silveira e Silva

Resumo: Este trabalho estuda a atuação dos titulares da agenda, conceito que abrange os parlamentares que, em temas determinados, centralizam articulações políticas entre os demais parlamentares, o Poder Executivo e representantes do empresariado e da sociedade civil organizada. Por meio de estudos de processos legislativos, complementados com informações sobre a carreira política de parlamentares, o propósito é indicar caminhos para que se compreenda quem são os titulares da agenda, como eles atuam e qual a conexão com suas carreiras políticas. Os resultados apontam para a existência de vínculo relevante entre carreiras e a atuação de parlamentares como articuladores de atores governamentais e não governamentais.

Link: http://bit.ly/17crvYl

As reuniões do PONTE são abertas ao público e acontecem semanalmente, às quartas-feiras, às 18h, no Centro de Humanidades II (CH2), no prédio “Poleiro”, da Universidade Federal do Ceará (UFC).