skip to Main Content

Leituras do grupo 2012.1 – Texto 5

No dia 16 de abril, o texto em discussão no grupo PONTE será Investigando portais de governo eletrônico de estados no Brasil: muita tecnologia, pouca democracia.

Autor: José Antonio Gomes de Pinho

Resumo: Este artigo investiga portais de governos estaduais no Brasil, para detectar os movimentos do governo eletrônico que pretendem aprofundar a democracia por meio de processos digitais. Procedeu-se à investigação de nove portais dos estados considerados mais desenvolvidos do país e do Distrito Federal. O modelo de análise contempla, por um lado, os aspectos mais tecnológicos dos portais e como estes disponibilizam informações para os cidadãos, de maneira a criar facilidades para as suas vidas. Por outro — e este é o aspecto mais importante —, os referentes a accountability e a participação popular, no sentido de verificar como os portais (e os governos considerados) têm se constituído em um experimento de aprofundamento da democracia no Brasil e de realização de um novo tipo de sociedade: a digital. O quadro teórico enfatiza as categorias de governo eletrônico, accountability e participação popular. Os resultados não são animadores, convergindo com a experiência internacional, e são atribuídos à trajetória conservadora e autoritária do Estado no Brasil. Pondera-se, também, que todos esses processos, tanto do ponto de vista da absorção dos parâmetros da sociedade digital quanto do desenvolvimento da democracia, ainda estão em construção na sociedade brasileira.

Link: http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n3/a03v42n3.pdf

As reuniões do PONTE acontecem toda segunda-feira, às 18h, no Centro de Humanidades 2 (CH2) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Back To Top
Search