skip to Main Content

Leituras do grupo 2012.1 – Texto 3

No dia 02 de abril, o texto em discussão no grupo PONTE será Internet e eleições 2010 no Brasil: rupturas e continuidades nos padrões mediáticos das campanhas políticas online.

Autores: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques e Rafael Cardoso Sampaio

Resumo: Este trabalho tem o objetivo de identificar linhas gerais de transformações em três dimensões das campanhas online: (1) provimento de informação política, (2) oferta de mecanismos de participação e (3) promoção de transparência. Tais transformações, paradoxalmente, têm se revelado uma espécie de tendência nos padrões de administração das campanhas mais recentes. Nesse sentido, uma vez que os candidatos, caso desejem legitimar suas posições políticas perante o eleitorado, veem-se forçados a oferecer aos usuários informação política em abundância, bem como mecanismos de intervenção e de transparência, defende-se a ideia de que as exigências de aperfeiçoamento feitas à democracia como um todo acabam sendo transferidas aos próprios concorrentes à deputação.

Link: http://ponteufc.files.wordpress.com/2012/03/internet-e-eleicoes-2010-no-brasil-galaxia-puc-sp.pdf

As reuniões do PONTE acontecem toda segunda-feira, às 18h, no Centro de Humanidades 2 (CH2) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Back To Top
Search