skip to Main Content

Leituras do Grupo – Texto 3

No dia 05 de setembro, o texto para discussão na reunião do PONTE será Redes cívicas e Internet: efeitos democráticos do associativismo.

Autora: Rousiley Maia

Resumo: Este texto tem por objetivo explorar os modos pelos quais os atores coletivos da sociedade civil se valem dos recursos da internet para alcançar propósitos “potencialmente” democráticos. Argumento que não se pode conceber a sociedade civil de modo abstrato, como uma “esfera autônoma de atividade democrática”, mas é preciso distinguir entre diferentes tipos de associações cívicas, com capacidades, recursos, metas e valores distintos. Na primeira parte do artigo, aponto diferentes tipos de redes no ambiente virtual, com metas potencialmente democráticas. Na segunda parte, exploro diferentes formas de interação que as organizações cívicas estabelecem através da internet, a fim de gerar efeitos democráticos, tais como: a) interpretação de interesses e construção de identidade coletiva; b) constituição de esfera pública; c) ativismo político, embates institucionais e partilha de poder; d) supervisão e processos de prestação de contas.

Link para download: http://tinyurl.com/3l98s5p

As reuniões do PONTE acontecem toda segunda-feira, às 18h, no Centro de Humanidades 2 (CH2) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Back To Top
Search