skip to Main Content

Leituras do Grupo – Texto 2

No dia 29 de agosto, o texto para discussão na reunião do PONTE será “Muro baixo, o povo pula”: iniciativas institucionais de participação digital e seus desafios fundamentais.

Autor: Francisco Paulo Jamil Almeida Marques

Resumo: O artigo investiga as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos projetos governamentais voltados para incrementar a participação através do emprego dos media digitais. Após breve diagnóstico dos recursos participativos existentes nos Portais da Presidência da República e da Câmara dos Deputados, é verificado se os constrangimentos técnicos e políticos que a literatura aponta em relação à adoção das ferramentas de comunicação digital se refletem em tais experiências. À luz dos elementos fornecidos pela investigação dos casos empíricos, defende-se o argumento de que promover a participação requer mais do que a oferta de recursos de comunicação, uma vez que cultura cívica e outras peculiaridades de cada democracia são fatores determinantes a influenciarem os padrões de envolvimento político. Se a idéia dos autores mais eufóricos se refere ao argumento de que a Internet torna o “muro” que protege as instituições representativas mais fácil de pular, deve-se considerar que o jogo político tradicional conta, muitas vezes, com artifícios próprios a fim de evitar o emprego efetivo das capacidades da rede digital.

Link para download: http://tinyurl.com/3p6bwe8

As reuniões do PONTE acontecem toda segunda-feira, às 18h, no Centro de Humanidades 2 (CH2) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Back To Top
Search